HIPOTIREOIDISMO e HIPERTIREOIDISMO

HIPOTIREOIDISMO e HIPERTIREOIDISMO

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pelo desenvolvimento do organismo e essencial para o funcionamento e a produção de energia das células.
Quando a Tireoide funciona menos do que o necessário, o paciente é diagnosticado com HIPOTIREOIDISMO.
Quando a Tireoide funciona mais do que o necessário, o paciente é diagnosticado com HIPERTIREOIDISMO. Excesso da produção hormonal.
·     HIPOTIREOIDISMO é caracterizado por cansaço, sonolência, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e fria, entre outros sintomas.
·         HIPERTIREOIDISMO, que é menos comum, pode provocar perda de peso, agitação, insônia, tremores, além de pele quente e úmida.

O Hipotireoidismo é causado pela inflamação crônica da tireoide: a tireoidite de Hashimoto. A doença é autoimune- quase sempre é imperceptível e faz com que os anticorpos ataquem as células da tireoide e a destrua lentamente. Por ser uma doença silenciosa, é difícil de ser identificada.
Esta doença é mais comum nas mulheres e não existe uma idade específica, já que pode atingir pessoas de todas as idades. Contudo nas crianças ela é mais séria.

Quando uma criança tem hipotireoidismo ela se desenvolve menos que as demais crianças, já que os hormônios necessários para o desenvolvimento não são liberados corretamente. Por isso, um dos motivos de serem feitos testes do pezinho nos recém- nascidos, já que ele é capaz de identificar o problema precocemente.
Nos adultos, a doença pode ser diagnosticada com exames de sangue que medem o nível dos hormônios e com uma ultrassonografia da tireoide.


A HIPERTENSÃO PODE CAUSAR AVC E TAMBÉM LEVAR  A MORTE. SAIBA TUDO SOBE HIPERTENSÃO ARTERIAL ACESSANDO ESTE LINK. (clique aqui)

TRATAMENTO

O tratamento é feito com base em medicamentos que devem ser tomados por toda a vida, fazendo-se somente algumas alterações na quantidade com o passar dos anos.
Uma pessoa que segue o tratamento corretamente passa a ter uma vida normal. Basta tomar o remédio em jejum e não comer nada por 40 minutos depois de ingerir o medicamento.
Quando a pessoa não segue o tratamento, ela volta a apresentar os sintomas, fragiliza o organismo e envelhece mais rápido.

O hipotireoidismo, na grande maioria das vezes, acompanha o paciente por toda a vida. No início do tratamento, para o ajuste da dose do medicamento, o controle é de 40 dias. Não havendo necessidade de modificar a dose do remédio, ocorre o espaçamento para três meses, seis meses e finalmente a cada ano.

Quando algum membro da família, como o pai ou a mãe tem hipotireoidismo, é conveniente para procurar um endocrinologista para avaliação.
Quadros depressivos, colesterol alto e suas consequências, edema duro nas pernas, hipertensão arterial e, nas mulheres em idade fértil, mestruações por muitos dias e abortos frequentes estão relacionados ao hipotireoidismo.

O que causa mais problemas à saúde:
HIPOTIREOIDISMO ou HIPERTIREOIDISMO?

Ambos devem ser tratados. Contudo, a curto prazo, o hipertireoidismo incomoda mais o paciente e os familiares.
OBS: Existem cirurgias em que é necessário retirar toda a tireoide da pessoa. Essas cirurgias também causam o hipotireoidismo.Abaixo tem um vídeo bastante esclarecedor de propriedade da Tv globo e que está no blog apenas como meio de informação à população.







OBS: O endereço do blog que a entrada deste vídeo mostra é um endereço antigo do blog de saúde da família. Agora é: saudedafamiliabrasileira.blogspot.com.br


FONTE: A tribuna/ fala doutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário